As obras do IC16 e o IC30 vão estar concluídas em Setembro, três meses antes do previsto.
Também o último lanço do IC17 vai abrir faseadamente.
O anúncio foi feito ontem pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino, que confirmou o pagamento de portagens em três dos novos lanços da futura A16.
Os utilizadores vão pagar, assim, nestas vias de alternativa ao congestionado IC19, entre os nós de Linhó e Ranholas e de Idanha, mas ainda não foram divulgados os valores das portagens.
Quanto ao lanço do IC17/CRIL, entre Pina Manique e a Pontinha, com uma extensão de 4,5 quilómetros, terá a sua abertura faseada a partir de Outubro.
Estas intervenções, que integram a futura Concessão da Grande Lisboa, vão custar 368 milhões de euros.
A antecipação do calendário foi anunciada ontem no final de uma visita às obras que contou com o primeiro-ministro, José Sócrates, e com o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, seguidos por uma numerosa comitiva – de onde se destacavam autarcas das zonas beneficiadas e presidentes de empresas de construção, entre os quais Jorge Coelho (Mota-Engil) e Filipe Soares Franco (Opway).
Os governantes apressaram-se, no entanto, a garantir que a antecipação nada tem que ver com calendários eleitorais.
"Não há aqui alguma data que tenha a ver com calendários eleitorais. Já inaugurei muitas obras desde 2005 e há muitas obras que vou deixar para inaugurar em 2010, 2011 e 2012", afirmou Mário Lino, que destacou ainda o número de trabalhadores envolvidos: mais de 30 mil.
453 MILHÕES PARA ESTRADAS DE LISBOA
O Ministério dos Transportes aproveitou a cerimónia de ontem para anunciar o total de investimentos feitos na área da Grande Lisboa: cerca de 453 milhões de euros.
Nestas contas, Mário Lino incluiu a conclusão do eixo Norte--Sul (terminado em 2007), que custou 56,4 milhões de euros, e o alargamento de duas para três vias do IC19 (concluído em 2008), que custou 28,3 milhões de euros.
Neste momento, o investimento em estradas é da ordem dos seis mil milhões de euros, 1,8 mil milhões só este ano.
IMIGRANTES
Os empreendimentos rodoviários em curso empregam 32 500 trabalhadores: 82% portugueses e 18% estrangeiros, de mais de 700 empresas.
Poxa! O Governo Maçónico actualmente em Portugal não perde nenhuma oportunidade para tentar novamente ENGANAR o Povo Português!
ResponderEliminarÉ preciso é "CORRER" e cabar as obras públicas o mais depressa possível.
Claro está que o Jorge Coelho, um dos maçons mais radicais do PS e actual Presidente da Mota-Engil, não vai desperdiçar esta oportunidade...
Jorge Coelho e o António Mota estão nas suas "7 QUINTAS"!!!
Governo Maçon a contratar a maçónica Mota-Engil...ai que bom, vai tudo para o mesmo "saco"!
Os "irmãos" estão de sorrisos de..."orelha a orelha"!!! é SÓ ENCHER OS BOLSOS à conta do Povo Português!
Viram a foto deles?
Do José Sócrates, do Mário Lino de cachimbo e do Raposo da CMA no jornal O Sol???
Nem disfarçam...