Bem-Vindos a "O Bar do Alcides"!

* O Bar do Alcides não faz favores a ninguém!
* É apolítico e imparcial!
* Todos os portugueses são vítimas da MAÇONARIA, que continua destruindo a nossa Nação!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Público de 29.10.09: Armando Vara é um dos 12 arguidos ontem constituídos no âmbito da operação Face Oculta.


Armando Vara é um dos 12 arguidos ontem constituídos no âmbito da operação Face Oculta desencadeada pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro da Polícia Judiciária. O vice-presidente do Millennium BCP “não faz comentários”, disse ao PÚBLICO uma fonte oficial do banco, tendo o PÚBLICO apurado que Vara não está a ser alvo de investigação por actos praticados na sua qualidade de gestor daquela instituição financeira.

Ontem à noite, a RTPN revelou que Vara terá sido surpreendido pelos investigadores a pedir ao empresário José Godinho cerca de dez mil euros.

O ex-ministro da Administração Interna do Governo de António Guterres e presidente da Fundação para a Prevenção e Segurança, que ontem se remeteu ao silêncio, deverá agora prestar esclarecimentos ao juiz de instrução criminal de Aveiro, quando este magistrado o questionar durante o primeiro interrogatório de arguido que deverá realizar-se no próximo mês de Novembro e se destina a definir as medidas de coacção a que os suspeitos ficarão submetidos.


Vara, recorde-se, exerceu vários cargos dirigentes no Partido Socialista e, antes de ingressar na administração do BCP, foi vogal do conselho de administração da Caixa Geral dos Depósitos, sendo actualmente responsável pelo pelouro das operações do BCP em África.

O empresário José Godinho foi o único arguido ontem detido durante a operação, que mobilizou cerca de uma centena de investigadores da Polícia Judiciária, devendo agora ser presente ao juiz de instrução criminal para este confirmar ou não a detenção, na origem da qual estaria o risco de ele se ausentar para o estrangeiro. O risco de fuga é hoje um dos pressupostos determinantes para a detenção de arguidos fora de flagrante delito.

José Godinho é arguido num outro inquérito relacionado com uma presumível fraude fiscal estimada em 11,6 milhões de euros, que se terá consumado através da emissão de facturas falsas, entre 2005 e 2007. A investigação decorreu também no DIC da PJ de Aveiro que, em 24 de Junho passado, desencadeou uma acção em colaboração com a Direcção dos Serviços de Investigação da Fraude e Acções Especiais (DSIFAE) da administração fiscal, através de 13 buscas em empresas e domicílios.

Viciação de concursos
Segundo o gabinete de imprensa da PJ, a investigação no âmbito da qual foi accionada a operação Face Oculta visa esclarecer a actividade do grupo empresarial de José Godinho que, “através de um esquema organizado, terá sido beneficiado na adjudicação de concursos e consultas públicas, na área da recolha e gestão de resíduos industriais”. Os eventuais cúmplices na trama seriam quadros médios e superiores de grande empresas públicas e participadas pelo Estado, nomeadamente a REN – Redes Energéticas Nacionais, a Galp e a Refer – Rede Ferroviária Nacional, como insistentemente sublinharam fontes oficiais da PJ, que desmentiram o eventual envolvimento destas empresas. “As buscas visaram domicílios e os locais de trabalho dos suspeitos”, foi dito ao PÚBLICO.

Esta separação de águas seria, aliás, reiterada por informadores oficiais daquelas empresas. A Galp, por exemplo, admitiu que elementos da PJ realizaram buscas no local de trabalho de um quadro que trabalha na Refinaria de Sines. A REN, por seu turno, revelou que foi notificada a esclarecer a Polícia Judiciária “sobre eventuais contratos celebrados pela REN com algumas das 11 empresas identificadas na notificação”, que foi exibida no início da busca à sede da empresa.

“Até ao presente momento”, acrescenta o comunicado da REN, “a REN apenas identificou uma empresa à qual foram adjudicados, com base em procedimento concursal, trabalhos de gestão de resíduos”. Em Madrid, onde participa num encontro da Cotec, José Penedos, antigo secretário de Estado no Governo de Guterres, não se mostrou preocupado com a diligência da PJ, garantindo: “A REN é uma casa transparente.”

Um estado de espírito diverso tinha ontem o advogado Paulo Penedos, filho do presidente da REN, que admitiu publicamente ter sido constituído arguido. “Sou advogado de uma das empresas de Aveiro, a SCI [sociedade que pertence ao universo empresarial de José Godinho].” Paulo Penedos tem um particular gosto por viaturas de topo de gama, apesar da sua curta carreira como causídico. Esta afeição às viaturas de gama alta foi denunciada pelos adversários de Paulo Penedos, quando se candidatou a uma câmara municipal do distrito de Coimbra numa lista do PS.

Os locais de trabalho de alguns quadros da Refer também foram ontem alvo de busca pelos investigadores da Polícia Judiciária, que apreenderam documentos. Num caso, apurou o PÚBLICO, os investigadores apreenderam um computador usado por um ex-responsável pela área de abastecimentos da empresa, que também foi constituído arguido.

As investigações prosseguem e o universo sob suspeita tem âmbito nacional, como se infere dos pontos do país onde decorreram as três dezenas de buscas da operação Face Oculta: Aveiro, Ovar, Santa Maria da Feira, Lisboa, Oeiras, Sines, Alcochete, Faro, Ponte de Sor e Viseu.

Teófilo Santiago é o responsável pela operação Face Oculta, mais uma a juntar ao seu currículo cheio de investigações de grande impacto. Teófilo Santiago foi um dos responsáveis pelo Apito Dourado, que desvendou situações de corrupção no futebol e que “lhe custou” o afastamento da directoria do Porto da PJ. Santiago também dirigiu o Aveiro Connection, cujos líderes foram condenados, no anos 90 do século XX.

4 comentários:

  1. Um autêntico maçon...só sabe ROUBAR!!!

    O Povo Português deveria fazer uma PETIÇÃO para a PRISÃO IMEDIATA deste perfeito proxeneta da Nação Portuguesa!!!

    ResponderEliminar
  2. CHULO! CHULO! CHULO! CHULO! CHULO! CHULO! CHULO!

    Este Armando Vara e todos os outros "socialistas e pseudo sociais-democratas" da trêta!

    PRISÃO IMEDIATA DESTES FULANOS!

    Existem MUITOS MAIS: José Penedos (Presidente da REN), o seu irmão Artur Penedos (com uma REFORMA CHORUDA DA A.R: e ainda acessor do 1º PM), Jorge Coelho (MOTA-ENGIL), Rui Pereira (Ministro da Administração Interna - e Maçon dos "4 costados", responsável pelas boas "BOSTAS" de alterações do Código Penal), Almeida Santos (outro maçon que se fartou de sacar desde os tempos de Moçambique), Artur Santos Silva (um maçon trotskista altamente perigoso e agora Ministro da Defesa), Silva Pereira (outro maçon e servil escravo de José Sócrates), etc., etc., ...

    Quando é que o PRESIDENTE DA REPÚBLICA "abre os olhos"???????

    É que já tarda....

    ResponderEliminar
  3. Já se estava mesmo a ver!

    Então este gajo tem o 9º Ano e estava ao balcão da CGD.

    Tira uma licenciatura da "trêta" na Universidade Independente, assim como o José Sócrates.

    Entram para a Maçonaria e agora um é Vice-Presidente do Millennium-BCP e o outro 1º Ministro???

    Estando no PODER mandaram fechar a Universidade Independente a todo o "vapor" para APAGAREM as provas em como nunca lá puseram os pés e apanharem a documentação que os comprometia.

    O Mariano Gago está também metido nisso até ao..."pescoço"!!!

    Este GOVERNO é uma "trêta"!!!

    Pejado de maçons CORRUPTOS, Portugal abeira-se cada vez mais do "precípicio".

    E o PR assiste IMPÁVIDO E SERENO a isto tudo...

    NÃO PRESTA!

    ACABE-SE COM ISTO...IMEDIATAMENTE!!!

    ResponderEliminar
  4. Os PJ's não massons podem acusar quem quiserem, seja do que for, como o coitadinho do irmão Armando Vara. Mas a seguir os Juízes irmãos encarregar-se-ão de o ilibar.
    Não é o sistema que não presta. É quem usa e abusa dele é que não presta.

    ResponderEliminar